O QUE É MAGNETISMO?

Espiritismo e Magnetismo

"Ouve-se muito as pessoas falarem que para aplicar passes não precisa estudar, basta ter boa vontade e que os Espíritos vão fazer tudo ou vão corrigir o que nós fizermos de errado na prática magnética. Ao lermos as obras de Allan Kardec não encontramos este preceito, mas sim, um incentivo a que, sendo o Magnetismo uma ciência, o estudemos, como na questão 555 de O Livro dos Espíritos: "o conhecimento lúcido dessas duas ciências que, a bem dizer, formam uma única, mostrando a realidade das coisas e suas verdadeiras causas, constitui o melhor preservativo contra as ideias supersticiosas, porque revela o que é possível e o que é impossível, o que está nas leis da Natureza e o que não passa de ridícula crendice". Adilson Mota

Passes magnéticos

De forma geral, diz Jacob Melo: o passe é uma transfusão objetiva de fluidos de um ser para outro ou ainda a interferência intencional do campo fluídico de alguém sobre idêntico campo de outro alguém, tanto em termos físicos como espirituais. Diversos autores encarnados e desencarnados deram as suas definições a respeito do passe:

"É uma transfusão de energias psíquicas..." - (Emmanuel - O Consolador - questão 99).

"É uma transfusão de energias regeneradoras..." - (Marco Prisco - Ementário Espírita).

"Não é unicamente transfusão de energias anímicas. É o equilibrante ideal da mente, apoio eficaz de todos os tratamentos" - (André Luiz - Opinião Espírita - Capítulo 55).

"(...) O passe é transfusão de energias fisiopsíquicas, operação de boa vontade, dentro da qual o companheiro do bem cede de si mesmo em teu benefício" - (Emmanuel - Segue-me - Capítulo O Passe).

"O passe é, antes de tudo, uma transfusão de amor" - (Divaldo P. Franco - Diálogo com Dirigentes e Trabalhadores Espíritas, cap. O Passe)

"O passe é um ato de amor na sua expressão mais sublimada" - (Suely Caldas Shubert - Obsessão e Desobsessão, cap. 10).  

"O passe espírita objetiva o reequilíbrio orgânico (físico), psíquico, perispiritual e espiritual do paciente." - Jacob Melo, em O Passe. 

Please reload

Palestra com Adilson Mota

Palestra com Jacob Melo

Informativo mensal

sobre magnetismo 

COMO FUNCIONAM OS TRATAMENTOS DA CASA?

Os tratamentos magnéticos aplicados no Instituto Espírita Paulo de Tarso acontecem aos domingos, às segundas-feiras, às quinta-feiras e também às sextas-feiras.

O início do tratamento se dá a partir de uma entrevista com um atendente fraterno, que irá observar as necessidades de cada assistido (paciente) que procura o centro. Todos eles são acompanhados ao longo do tratamento pelos trabalhadores da casa, para que se tenha informações sobre os resultados das aplicações dos passes. 

Alguns tratamentos levam semanas, meses ou até anos, a depender de diversos fatores, como a gravidade da enfermidade, a assiduidade do paciente, etc. Buscamos, contudo, a vontade firme de ajudar, tendo a certeza de melhora de todos aqueles que nos procuram, utilizando os conhecimentos sobre a ciência do Magnetismo deixada por Allan Kardec e por outros estudiosos da área.Todo tratamento é inteiramente gratuito e visa a prática da caridade, tão bem ensinada por Jesus quando disse:  "Ide e Curai".

TRATAMENTO MAGNÉTICO INFANTIL

"O tratamento magnético infantil surgiu para atender a demanda de crianças que eram trazidas para nossa Casa. Devido às suas especificidades, ficava difícil tratá-las à noite junto com os adultos. Imbuídos no propósito de dar o melhor atendimento aos pequenos, reunimos uma equipe de trabalhadores e em 2009 iniciamos o tratamento magnético para crianças às sextas-feiras à tarde, com formato e dinâmica que atendessem às suas peculiaridades e necessidades.

Nesses oito anos, recebemos assistidos (e famílias) enfrentando diversas problemáticas, como obsessões, comportamentos agressivos e antissociais, síndromes genéticas, limitações motoras, depressão, hiperatividade etc., mas a demanda maior sempre foi o autismo.

Diferente dos ambientes convencionais de tratamento pelo passe, nosso trabalho com as crianças é bem dinâmico, e procura também dar assistência aos seus familiares através do culto do Evangelho e da entrevista semanal que auxilia e conforta, a qual tem ainda a objetivo de questionar os responsáveis sobre os avanços do assistido pelo Magnetismo.

No trato direto com as crianças, fazemos uso de brinquedos e brincadeiras que podem, muitas vezes, fazer parte da aplicação do passe para deixarmos alguns pequenos mais acessíveis ao tratamento. Por isso, normalmente o magnetizador trabalha em dupla com um auxiliar que entretém a criança, permitindo que ela fique mais receptiva.

Além dos resultados positivos nesses anos, até mesmo em casos mais complexos, o tratamento com crianças vem derrubar a crença de que o assistido precisa ter fé para que obtenha êxito e alcance a melhora ou a cura de sua doença ou dificuldade. Esse trabalho tem nos ensinado, ainda, que mais importante que manter baixa luminosidade, roupas claras e silêncio sepulcral com a justificativa de não desarmonizar o ambiente, é mantermos a mente concentrada e focada no propósito de ajudar aquele que está diante de nós. O aprendizado é imensurável!" 

Marcela Colocci - coordenadora do tratamento infantil

 

 

O tratamento magnético infantil acontece às sextas-feiras à tarde, com início às 15:30. As crianças são atendidas com hora marcada, agrupadas em blocos que duram meia hora.

FILME "O PASSE"

"O documentário oferece ao público informações sobre o Magnetismo enquanto ciência e trás à tona reflexões acerca do passe magnético e sua atuação terapêutica na vida das pessoas. 
Com a participação de entrevistados, como Ana Cristina Vargas (RS), Adilson Mota (SE), Yonara Rocha (EUA), Jacob Melo (RN), Francisco Eustáquio (RJ), Marcella Colocci (SE) entre outros, magnetizadores ou não, o filme apresenta o passe espírita não como magia ou guiado por rituais místicos, mas como uma prática natural, que se dá a partir da transmissão de energias entre um indivíduo e outro. Uma alternativa de cura a diversas doenças, sejam elas de origem orgânica ou psicológica. 
Utilizando imagens de tratamentos realizados no Instituto Espírita Paulo de Tarso, em Aracaju-SE, “O passe” retrata como médiuns, espíritas, estudiosos e pessoas comuns entendem o magnetismo, como os tratamentos funcionam, a quem eles servem, quais são os resultados obtidos e como essa energia, invisível aos olhos humanos, atua na vida daqueles que buscam a cura de seus males.
Reflexões sobre uma prática que se desdobra entre o saber científico e a fé, entre o visível e o invisível, o crêr e o não crêr".

 

Erna Barros - diretora

 

Saiba mais, visite a página do filme no facebook: https://www.facebook.com/filmeopasse 

INSTITUTO ESPÍRITA PAULO DE TARSO 
LOCALIZAÇÃO

Rua Senador Rollemberg, 911 - Bairro São José | Aracaju - Sergipe

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

 © 2017 INSTITUTO ESPÍRITA PAULO DE TARSO | Aracaju-SE - (Site desenvolvido por ernabarros@gmail.com)